quarta-feira, 6 de abril de 2011

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Posted by EMEF CELSO MONTEIRO FURTADO On 13:26

O PROJETO SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, INTEGRA O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA ORIENTADO PELA SEDEC/PMJP.







COORDENADOR DO PROJETO NA ESCOLA: PROF.  JAILSON DE  EDUCAÇÃO FÍSICA


RELATÓRIO: SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Na E.M.E.F. Economista Celso Monteiro Furtado   OS  PROJETOS DE APRENDIZAGEM são aplicados pelos professores em sala de aula, geralmente estão vinculados ao conteúdo curricular da disciplina, a temas transversais  ou integram os Projetos educativos propostos pelo coletivo da escola e pela própria SEDEC.
Dentre os projetos de aprendizagem desenvolvidos  na escola, destacaremos nesse relatório o Projeto “Semana da Alimentação Saudável”

O PROJETO SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  teve como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos estudantes sobre o tema. Foi motivado e orientado pela SEDEC, na escola foi elaborado pelo Professor de Educação Física, Jailson Oliveira da Silva, e aplicado em todas as salas de aula. O projeto  corresponde ao  tema mais amplo “Saúde na Escola” sugerido para ser desenvolvimento em sala de aula por intermédio de Projetos de aprendizagem.

No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos estudantes e seus direitos e deveres como cidadãos. As crianças precisam conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente. Mesmo diante da restrição alimentar de milhares de brasileiros não há como negligenciar quanto ao papel da escola de conscientizar  os estudantes sobre:
·        a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·        higienização dos alimentos e das mãos;
·        a importância de diversificar os alimentos no cardápio;
·        o desperdício de alimentos;
·        promoção da saúde;
·        prevenção da obesidade e outras doenças;
·        as informações divulgadas sobre alimentação saudável;
·        o desenvolvimento de bons hábitos alimentares.

As principais desenvolvidas:

Explorar em sala de aula sobre as fibras de frutas e verduras; o cultivo de hortaliças e legumes; o consumo adequado de cereais e massas; Rótulos de alimentos industrializados; os cuidados com os alimentos; o prato básico da maioria da população (arroz e feijão) brasileira;  importância da água; IMC no coletivo da escola;
Culminância: Promoção do dia da alimentação saudável; apresentação de teatro  DE fantoches;  mostra de murais produzidos em sala de aula; mesa de degustação e Cálculo do IMC dos estudantes e docentes.
  
CONCLUSÃO:

Trabalhamos a temática de acordo com a realidade e necessidade da escola, buscando a participação interativa discente em aula, articulada por intermédio do professor e outros instrumentos, recursos e fontes  acessados. Professor facilitador e  responsável pelas oportunidades e não pelas atividades.

Josiane Dóia de Araújo Pimentel
DIRETORA ESCOLAR