sábado, 2 de abril de 2011

Posted by EMEF CELSO MONTEIRO FURTADO On 17:34

PARCERIA UFPB/CE/NIPAM E A E.M.E.F. CELSO MONTEIRO FURTADO 

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Educação
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM
Grupo de Pesquisa Currículo Transversal
Escola Municipal Economista Celso Furtado

PROJETO: GÊNERO E SEXUALIDADE EM CENA

Objetivo: 
Sensibilizar alunos/as e professores/as dos Ciclos III e IV do ensino fundamental da Escola Municipal Celso Furtado sobre questões de gênero e sexualidade relacionadas com a violência no cotidiano escolar e da comunidade.

Justificativa: 
Constatam-se construções de masculinidade associadas a comportamentos violentos, homofóbicos, e relações de gênero que se expressam como dominação masculina no campo da sexualidade. Essas construções necessitam ser problematizadas e desconstruídas, de forma pedagógica, atendendo-se aos temas transversais curriculares. 

Proposta de atividades: 
Oferecer 10 encontros de duas horas de duração com os seguintes temas:
1)      Palestra introdutória de sensibilização para professores e professoras.
2)      Palestra introdutória de sensibilização para alunos/as.
3)      Oficina de identidade e gênero.
4)      Oficina de corpo.
5)      Oficina de sexualidade.
6)      Assistir e discutir o filme “No Mires Para Abajo”, com base em questões preparadas a respeito das temáticas abordadas.
7)      Assistir e discutir o filme “Transamerica”, com base em questões preparadas a respeito das temáticas abordadas.
8)      Oficina de Teatro do Oprimido para preparar uma peça teatral com enfoque nas questões de gênero, sexualidade, e violência.
9)      Apresentação da peça teatral com as questões problemáticas com a participação da comunidade a fim de buscar soluções para minimizar as violências.
10)  Avaliação do Projeto.

Estratégia pedagógica:
As oficinas serão administradas em grupos separados por sexo com professores com os alunos e professoras com as alunas. 
A metodologia aplicada será participativa a partir das experiências dos alunos e alunas. 
As técnicas utilizadas serão: exercícios corporais, dinâmicas, artes, músicas, filmes, dramatizações e relaxamentos adequados ao grupo.

Cronograma

 

  













 













































 










  Equipe:

Marileda Rodrigues de Oliveira – Coordenadora – Escola Municipal Economista Celso Furtado
Alexsandro de Andrade Souza- Escola Municipal Economista Celso Furtado

Profa. Dra. Maria Eulina Pessoa de Carvalho – Coordenadora - UFPB/CE/NIPAM/Grupo de Pesquisa Currículo Transversal
Prof. Dr. Fernando Cézar Bezerra de Andrade – UFPB/CE/Grupo de Pesquisa Currículo Transversal
Profa. Ms. Anita Leocádia Pereira dos Santos – UFPB/CCA/PPGE/ Grupo de Pesquisa Currículo Transversal

Kátia Bond – Consultora - Missionários/as de Maryknoll
Flávio José Rocha da Silva – Consultor - Missionários/as de Maryknoll

Ivanilsa Maria de Sousa França – Pedagoga- Colaboradora
Josicleide Maria de Lima - Pedagoga- Colaboradora