sábado, 2 de abril de 2011

Posted by EMEF CELSO MONTEIRO FURTADO On 17:37

Ação educativa na escola visando atenuar o individualismo, a competitividade excessiva, o egoísmo e a intolerância na convivência humana.
1. JUSTIFICATIVA
O Trânsito tem condicionado a forma como as pessoas se comunicam, como organizam suas vidas, constroem suas culturas e estabelecem suas regras de convivência social. Por isso o estudo do tema trânsito permite discutir a locomoção e a comunicação das pessoas nas diferentes regiões do nosso país e o modo como convivem socialmente, nas cidades, nos espaços rurais, nas praias, montanhas, entre tantos lugares.
O trânsito é um fenômeno humano que sempre foi vital para a sobrevivência da nossa espécie. Como uma atividade inerente ao ser humano, o trânsito atravessa toda a história da nossa existência neste planeta, nos seus mais diferentes aspectos e momentos.
A definição atual de trânsito envolve três dimensões conceituais: LOCOMOÇÃO, COMUNICAÇÃO e o CONVÍVIO SOCIAL, extrapolando o reducionismo da integração apenas dos três elementos via, veículo e homem, incluindo também as relações que as pessoas estabelecem entre si no espaço público.
A locomoção tem origem nos tempos mais remotos, é o ato de andar ou transportar-se de um lugar para outro em busca de atingir objetivos. Os momentos históricos têm registrado avanços científico-tecnológicos quanto à forma e aos meios de locomoção. Sem o transitar do ser humano, nada do que usufruímos seria possível. Por intermédio do nosso transitar nos espalhamos pelos continentes, construímos redes de comunicação entre grupos, criamos espaços coletivos para convivermos.
A comunicação favorece um sistema amplo de relações humanas. Para locomover-se com segurança e atender suas necessidades de deslocamento, as pessoas precisam comunicar-se entre si e com o espaço. A comunicação com o espaço só acontece quando as mensagens são verdadeiramente compreendidas e, conseqüentemente, respeitadas.
O convívio social engloba princípios fundamentais para se compreender o significado expresso na palavra trânsito como o direito de ir e vir e estar; de praticar atos de comunicação no espaço público; de conviver socialmente neste espaço; de ser parte integrante desse sistema, baseado na cooperação e no respeito mútuo. A dificuldade de locomoção e a falta de comunicação podem acarretar vários problemas de relacionamento social no trânsito culminando, por vezes, em acidentes e crimes desastrosos.
Nesse contexto, a Educação para o Trânsito é acima de tudo considerada uma função social, essencial na vida das pessoas pelo aprendizado da preservação da vida, proporcionando a compreensão da necessidade de transitar, locomover-se entendendo a comunicação própria das normas e sinalizações, bem como o desenvolvimento da postura humana geradora de comportamentos adequados de pedestre, motorista, passageiro, ciclista, motociclista ... ou seja, de respeito, responsabilidade e solidariedade na convivência social.
Com o desenvolvimento do Projeto TRÂNSITO COM VIDA NA ESCOLA visa, essencialmente, possibilitar que a comunidade escolar reconheça o espaço onde vive, compreendendo o trânsito como um direito de locomoção, um processo contínuo de comunicação e de respeito na convivência social, bem como que valorize o espaço público cumprindo os deveres e zelando pelos direitos de pedestre, passageiro e condutores dos diversos veículos.
2. Objetivos:
a) Desenvolver nos alunos e alunas, comportamentos, atitudes, posturas e valores que possam tornar o transitar humano mais cidadão, fraterno e solidário.
b) Desenvolver a autonomia para o convívio social harmonioso e uma mobilidade segura.
c) Compreender, situando histórica e socialmente os aspectos humanos da locomoção e da comunicação.
d) Analisar e refletir sobre os mais diversos aspectos relacionados ao ato de transitar.
3. Definições básicas:
3.1 O Educador do Trânsito – trabalha com as crianças, jovens e adultos todos os aspectos da convivência humana no trânsito, na perspectiva de educá-los como passageiros, motoristas e pedestres no transitar da vida.
3.2 Proposta Pedagógica – a proposta de trabalho com o tema trânsito com vida na escola será pautado em aprendizagens que conduzam ao universo das relações humanas e do convívio social.
 A sistematização do tema – um trabalho contínuo, insistente, perseverante, identificando o que será trabalhado na série ou modalidade, tornando o tema elemento constante de análise, reflexões e debates;
 Inclusão do tema às áreas curriculares – a dimensão conceitual do tema trânsito com vida vai além de identificação de placas e artigos dos códigos, ou mesmo falar dos acidentes, isto é
a) atitude positiva e uma ação construtiva;
b) construção de um novo olhar, um novo caminho a respeito do TRANSITAR;
c) incentivo à confiança do(a) educador(a) para atuar, protagonizar, saber, saber fazer, saber ser e saber conviver.
4. Conteúdos
- Valores Humanos para o Trânsito com vida.
A escolha dos princípios e valores a serem trabalhados irá levar ao fortalecimento da pessoa humana e conseqüentemente a um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo.
Os valores que têm sido mais evocados na sociedade moderna se identificam com honestidade, respeito, responsabilidade, integridade, cidadania, sinceridade, auto-estima, igualdade, tolerância, cooperação, não-violência, pluralidade cultural, respeito ao gênero e muitos outros.
Ao se trabalhar os valores é possível:
desenvolver a autonomia;
desenvolver a racionalidade;
desenvolver a capacidade de dialogar consigo mesmo e com os outros;
desenvolver competências sociais;
promover a internalização de princípios e normas sociais;
construir padrões de conduta;
promover maturidade ética e moral.
5. Campo de atuação
 Educação infantil:
 Ensino fundamental - o ensino fundamental corresponde à fase em que há a construção e a sedimentação de uma base de valores no indivíduo, pelas diferentes agências envolvidas na educação do ser humano, como a família, a escola, a religião e outros grupos culturais.
• 1º, 2º e 3º ano – a identidade dos lugares
• 4º e 5º ano – locomoção no espaço público
• 6º e 7º ano – comunicação no espaço público
• 8º e 9º ano – convívio social no trânsito
6. Metodologia.
6.1. Princípios
É importante ressaltar que foi como prática social que o nosso trânsito pelo planeta, durante séculos, a pé ou utilizando meios de transporte, se constituiu como um espaço de manifestação de condutas, valores, convivência social e comunicação. Portanto, essas reflexões reafirmam nos nossos jovens e crianças a importância que a educação para o trânsito tem para a vida humana:
 Ao se trabalhar a matéria se inclui o tema trânsito mediante um novo olhar, tendo como foco a pessoa, a vida.
 Identificar o papel dos atores desse trânsito dentro da dinâmica dos três pilares básicos a locomoção, a comunicação e o convívio social.
 Chamada para responsabilidade – fazer valer o valor da vida, dar preferência à vida.
 Situar o verbo transitar (respeitar, participar, locomover, comunicar, assimilar, expressar, etc.) nas diversas áreas de conhecimento:
  • intencionalidade e reciprocidade
  • significado do cotidiano e do exercício de cidadania;
  • transcendência,
  • sensação de competência;
  • controle do comportamento;
  • compartilhar;
  • busca de planejamento e mania de objetivo.
 Compreender que qualquer ação educativa de trânsito deve ter como caminho obrigatório a construção da cidadania e que a boa educação no trânsito transcende o mero conhecimento será igual a mudança de comportamento e a aquisição de valores.
 Pautar as ações a partir de aprendizagens que conduzam ao universo das relações humanas e do convívio social, voltadas para cultura de Paz.
6.2 Estratégias gerais:
 Selecionar os livros e vídeos infantis a serem lidos e assistidos nas turmas, explorando os valores e atitudes humanas da convivência social.
 Produzir desenhos, maquetes, trabalhos de pesquisa fazendo a vinculação dos valores e atitudes humanas na convivência no trânsito;
 Desenvolver atitudes de educação no ato de transitar no próprio ambiente escolar;
 Convidar o setor de Educação para o Trânsito da STTRANS, do DETRAN e da Polícia Rodoviária para ministrar palestra e aplicar atividades educativas.
6.3 .Atividades interdisciplinares:
Robótica, Informática e doação de órgãos.
6.4. Estratégias por modalidades
 Educação Infantil:
a) Contar histórias e assistir vídeos infantis de forma interativa, trabalhando valores que são importantes no Trânsito: respeito, solidariedade, responsabilidade e valorização da vida.
b) Educar a própria convivência escolar: respeitar o lugar na fila, aguardar sua vez, identificar os ambientes escolares de livre acesso ou de acesso restrito, sinalizar ou criar regras para o transitar na escola.
 Ensino Fundamental:
a) Contemplar conteúdos específicos: informações, atitudes, hábitos, habilidades e valores.
b) Trabalhar posturas e valores para o convívio social.
c) Historicizar os aspectos humanos da locomoção e da comunicação a partir da matéria curricular estudada.
d) Promover debates produções artísticas sobre os mais diversos aspectos relacionados ao ato de transitar.
6.5 Estratégias específicas por disciplina:
 Matemática e trânsito: vincular a matemática ao cotidiano
a) Comprar, pagar, receber (valor, caro, barato, acessível, inacessível).
b) Criação, evolução (tempo, décadas, séculos...).
c) esquemas, tabelas, gráficos (leitura ou construção).
d) Operações matemáticas (valores de multas, índices, pontuação, infração).
e) Propriedades.
f) Emitir julgamento sobre as situações.
 Língua Portuguesa e trânsito: o alunado deverá ser estimulado vincular a
a) ler, interpretar;
b) produzir textos;
c) debater, manifestar opiniões;
d) ter acesso a jornais, revistas, folhetos educativos, livros paradidáticos e de literaturas, crônicas quadrinhos,...
 Ciências naturais e o trânsito: permite plena inclusão do tema trânsito:
a) Poluição atmosférica (fibras de amianto que escapam dos freios, queima de combustíveis aumenta o dióxido de carbono (CO2), contribuindo parta o efeito estufa.
b) Ponto de vista tecnológico – avanço de equipamentos de segurança, de sinalização e de fiscalização de trânsito.
c) Veículos adaptados.
 História e o trânsito: permite plena inclusão do tema trânsito em três aspectos: fatos históricos, sujeitos históricos e tempo histórico:
a) Desenvolver noções de diferença e semelhança, de continuidade e permanência, no tempo e no espaço, para a formação da identidade social;
b) Reforçar a visão de que são os homens e mulheres os sujeitos históricos responsáveis pela construção da realidade;
c) Historicizar o ato de transitar humano.
 Geografia e o trânsito: Ciência do espaço
a) Estimular o alunado a observarem os lugares com um olhar mais aprofundado e crítico, visualizando a interdependência entre os diversos lugares;
b) As ações do ser humano no espaço e no tempo e as conseqüências destas ações;
c) Fenômeno de urbanização com a inclusão da análise do desenvolvimento do trânsito;
d) Espaço da produção (bens de produção, bens consumo)
 Arte e o trânsito: fundamentado em dois aspectos: o acesso à arte e a possibilidade de manifestar-se artisticamente:
a) Visitas a museus, leitura de obras específicas, passeios ao teatro, caminhadas pelo setor histórico;
b) Exteriorizar sentimentos e idéias, descobrindo suas habilidades e potencialidades;
c) Desenvolver diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, maquete, música, teatro, dança...
 Educação Física e o trânsito: distinguir a educação física da prática de esportes:
a) Desenvolver noções de lateralidade imprescindível à locomoção;
b) Atividades corporais de deslocamento através de atividades recreativas, danças, desporto etc.
c) Passeios, caminhadas explorando o bairro.

7.CRONOGRAMA
 
8. AVALIAÇÃO

Ao longo do Projeto será avaliado se efetivamente ocorreu a inclusão do trânsito como tema transversal, buscando identificar e registrar ao longo do ano letivo, a cada planejamento, as formas metodológicas utilizadas e ampliadas pelas professoras em suas aulas.
9. REFERÊNCIAS:
BRASILL/MEC, Diretriz Curricular da Educação para o Trânsito. 2010.

FOTOS CULMINÂNCIA DO PROJETO:DESFILE CÍVICO(06 E 17/09/2010)

                                                                                                          
 




ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
TRÂNSITO E ROBÓTICA



PALESTRAS E DINÂMICAS STTRANS-JP E DETRAN-PB


TRÂNSITO E VIDA  (POESIA DO 3º ANO A - ALUNA ANA PAULA)

 SOU COMO UM CARRO VIVO
VIVO PRA TRANSITAR
PORÉM SÓ CONSIGO
SE ABASTECIDO TIVER

SOU DIFERENTE DOS OUTROS 
NÃO USO GASOLINA
CONSUMO MESMO É VITAMINAS
PROTEÍNAS E SAIS MINERAIS.

COM ESSES NUTRIENTES
TORNO-ME PACIENTE
FICO CONSCIENTE,
OBEDIENTE NO TRÂNSITO
PORQUE SOU 
COMO UM CARRO VIVO.

 


IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
PSICÓLOGA LUCIANA LIRA
OFICINA:

 ]MOSTRA DO TRÂNSITO - PONTO CEM RÉIS - 21/09/2010