Nos dias atuais assistimos cada vez mais estarrecidos a prática de violência exercida por alunos nas escolas. Dentre as mais variadas formas de violência está a prática do Bullying, seja ele verbal, físico e material , psicológico e moral , sexual e virtual( o cyberbullying). Na definição de CARPENTER: “Bullying é o comportamento agressivo,intencional (..).É gerado pelo desequilíbrio de poder e ocorre repetidas vezes. Surge espontaneamente,não como uma reação a provocações” (CARPENTER:2011,p19).
Diante de tal afirmação, fica para a sociedade em geral e para os educadores os seguintes questionamentos: qual ou quais fatores contribuem para que um aluno ou um grupo de alunos recorram cada vez mais a esse tipo de violência nas escolas? Como o Estado, a família e a sociedade podem contribuir para o combate a essa prática? . Na nossa compreensão,dentre os fatores que mais contribuem para essa violência exercida por nossas crianças e adolescentes estão:a falta de perspectiva e sonhos desses jovens, vítimas de uma sociedade de massa baseada no individualismo e no consumo; na falta de limite por parte dos pais e sobretudo na falta e/ou inoperância de políticas sociais voltadas para camada jovem de nossa sociedade. Concordamos com Silva , quando a mesma analisa a juventude nos tempos modernos. A mesma afirma que “ As referências e os valores que guiam os comportamentos individuais e, conseqüentemente , as ações educativas dos adultos para com os jovens , com freqüência entram em crise, porque também entram em crise os sistemas sociais, culturais, econômicos e e familiares que reproduzem a visão de mundo que estes sistemas refletem(..)”
EMEF Economista Celso Monteiro Furtado, em consonância com a Lei nº11.381, de 16 de janeiro de 2008- que institui o programa de combate ao Bullying nas unidades educacionais do município de João Pessoa-,vem desenvolvendo ações de PREVENÇÃO E COMBATE a essa prática de violência tão comum hoje na realidade das escolas em nosso país, e, assim melhorar a convivência e as relações interpessoais na comunidade escolar.
AÇÕES PROPOSTAS:
- JUNTO AOS ESTUDANTES:
· sondagem junto aos alunos no sentido de apreender sobre o que eles entendem sobre o bullying;
· exposição de vídeos;
· estimular a leitura e pesquisa sobre o tema;
· roda de debate e/ou diálogo sobre o conteúdo a ser trabalhado;
· concurso de redação,cartaz e frase sobre o combate ao bullyng;
· produçãoa de peças teatrais, músicas e vídeos ( a serem apresentados na I mostra sobre a temática);
· estimular a liderança positiva entre os alunos previnindo a formação de agressores e futuros casos de bullying;
· dinâmicas e vivências como fórmula de resgate a autoestima e respeito entre os alunos .
- JUNTO AOS PROFESSORES, DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
· sensibilização e discussão acerca da temática;
· estimular para que o tema seja discutido em sala de aula;
· estimular os professores e funcionários para em uma possível identificação dos alunos agressores e vítimas da agressão, encaminharem o(s) caso(s) para direção da escola e equipe de especialistas .
· discussão sobre as ações a serem tomadas , no caso de identificação da prática do bullying na escola;
· participação nas oficinas e demais ações a serem realizadas juto aos alunos(as).
4.3- JUNTO ÀS FAMÍLIAS E/OU RESPONSÁVEIS.
· sensibilização e discussão acerca da temática( reuniões, exibição de vídeos, distribuição de cartilhas informativas e outros.
· estimular para que o tema seja discutido em casa;
· estimular para que os pais fiquem atentos aos sinais dos filhos quando o mesmo demonstrarem algum sinal de mudança de comportamento;
-OUTRAS AÇÕES:
· caminhada pela paz (envolvendo toda comunidade no entorno da escola)
· articulação com a rede de proteção à criança e ao adolescente.
- COMPOSIÇÃO E RESPONSABILIDADE DA EQUIPE TÉCNICA NA
EXECUÇÃO DO PROJETO.
Conceição dos Santos / Assistente Social/ Coordenadora
Luciana Lira/ Psicóloga/ Facilitadora
Luzivânia Gomes de Santana / Assistente Social/ Facilitadora
Maria José Dantas Professora/apoio pedagógico /Cooperadora
Shirley Cristine / Psicóloga/ Facilitadora
* Na execução do Projeto , contaremos com a participação dos
professores, direção da escola e demais funcionários (apoio).
9- BIBLIOGRAFIA
CARPENTER, Deborah.Cuidado! Proteja sues filhos dos BULLES.Deborah
Carperter e Christoper J. Fergunson; tradução Yma Vick. São Paulo:
BuTterfly Editora, 2011.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bulliyng : Mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro:
Objetiva,2010.
ALUNOS DO SE LIGA |
ALUNOS DO 6ª ANO B/PROFº HUGO/CONCEIÇÃO(ASSISTENTE SOCIAL) |
ALUNOS DO 3º ANO/PROFª EDNA
DINÂMICA DE GRUPO
EXIBIÇÃO DE VÍDEO/DEBATE
ALUNOS(AS) DO 5º ANO/
PROFª MARISTELA/CONCEIÇÃO