segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING.

Posted by EMEF CELSO MONTEIRO FURTADO On 07:06

Nos dias atuais assistimos cada vez mais estarrecidos a prática de violência exercida por alunos nas escolas. Dentre as mais variadas formas de violência está a prática do Bullying, seja ele verbal, físico e material , psicológico e moral , sexual e  virtual( o cyberbullying). Na definição de  CARPENTER: “Bullying é o comportamento agressivo,intencional (..).É gerado pelo desequilíbrio de poder e ocorre repetidas vezes. Surge espontaneamente,não como uma  reação a provocações” (CARPENTER:2011,p19).
Diante de tal afirmação, fica para a sociedade em geral e para os educadores  os seguintes questionamentos: qual ou quais fatores contribuem para que um aluno ou um grupo de alunos recorram cada vez mais a esse tipo de violência nas escolas? Como o Estado, a família e a sociedade podem contribuir para o combate a essa prática? . Na nossa compreensão,dentre os  fatores que mais contribuem para  essa violência exercida por nossas crianças e adolescentes estão:a  falta de perspectiva e sonhos desses jovens, vítimas de uma sociedade de massa baseada no individualismo e no consumo; na falta de limite por parte dos pais e sobretudo na falta e/ou inoperância de políticas sociais  voltadas para camada jovem de nossa sociedade. Concordamos com Silva , quando a mesma analisa a juventude nos tempos modernos. A mesma afirma que “ As referências e os valores que guiam os comportamentos individuais e, conseqüentemente , as ações educativas dos adultos  para com os jovens , com freqüência entram em crise, porque  também entram em crise os sistemas sociais, culturais, econômicos e e familiares que reproduzem a visão de mundo que estes sistemas refletem(..)” 
 EMEF Economista Celso Monteiro Furtado, em consonância com a Lei nº11.381, de 16 de janeiro de 2008- que institui o programa de combate ao Bullying nas unidades educacionais do município de João Pessoa-,vem desenvolvendo ações de PREVENÇÃO E COMBATE  a essa prática de violência tão comum hoje na realidade das escolas em nosso país,  e, assim melhorar a convivência e as relações interpessoais na comunidade escolar.

 AÇÕES PROPOSTAS:
- JUNTO AOS ESTUDANTES:
·                   sondagem junto aos alunos no sentido de apreender sobre o que eles  entendem sobre  o bullying;
·                   exposição de vídeos;
·                   estimular a leitura e pesquisa sobre o tema;
·                   roda de debate e/ou diálogo  sobre o conteúdo a ser trabalhado;
·                   concurso de redação,cartaz e frase sobre o  combate ao bullyng;
·                   produçãoa de peças teatrais, músicas e vídeos ( a serem apresentados na I mostra sobre a temática);
·                   estimular a liderança positiva entre os alunos previnindo a formação de agressores e futuros casos de bullying;
·                   dinâmicas e vivências como fórmula de resgate a autoestima e respeito entre os alunos .
- JUNTO AOS PROFESSORES, DIREÇÃO  E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
·             sensibilização e discussão acerca da temática;
·             estimular para que o tema seja discutido em sala de aula;
·             estimular os professores e funcionários para em uma possível identificação dos alunos agressores e vítimas da agressão, encaminharem o(s) caso(s) para direção da escola e equipe de especialistas .
·             discussão sobre as ações a serem tomadas , no caso de identificação da prática do bullying na escola;
·             participação nas oficinas e demais ações a serem realizadas juto aos alunos(as).
4.3- JUNTO ÀS FAMÍLIAS E/OU RESPONSÁVEIS.
·         sensibilização e discussão acerca da temática( reuniões, exibição de vídeos, distribuição de cartilhas informativas e outros.
·         estimular para que o tema seja discutido em casa;
·         estimular para que os pais fiquem atentos aos sinais dos filhos quando o mesmo demonstrarem algum sinal de mudança de comportamento;
-OUTRAS AÇÕES:
·               caminhada pela paz (envolvendo toda comunidade no entorno da escola)
·               articulação com a rede de proteção à criança e ao adolescente.

- COMPOSIÇÃO E RESPONSABILIDADE DA EQUIPE TÉCNICA NA
EXECUÇÃO DO PROJETO.

Conceição dos Santos / Assistente Social/ Coordenadora
Luciana Lira/ Psicóloga/ Facilitadora
Luzivânia Gomes de Santana / Assistente Social/ Facilitadora
Maria José Dantas Professora/apoio pedagógico /Cooperadora
Shirley Cristine / Psicóloga/ Facilitadora
* Na execução do Projeto , contaremos com a participação dos
professores, direção da escola e demais funcionários (apoio).

 9- BIBLIOGRAFIA 
CARPENTER, Deborah.Cuidado! Proteja sues filhos dos BULLES.Deborah 
Carperter e Christoper J. Fergunson; tradução Yma Vick. São Paulo:
 BuTterfly    Editora, 2011.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bulliyng : Mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro:   
       Objetiva,2010.



                                        ALUNOS DO SE LIGA

               

 
ALUNOS DO 6ª ANO B/PROFº HUGO/CONCEIÇÃO(ASSISTENTE SOCIAL)




 ALUNOS DO 3º ANO/PROFª EDNA




 



DINÂMICA DE GRUPO


 EXIBIÇÃO DE VÍDEO/DEBATE

 ALUNOS(AS) DO 5º ANO/
PROFª MARISTELA/CONCEIÇÃO