sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DESFILE CÍVICO: HOMENAGEM AO REI DO BAIÃO LUIS GONZAGA

Posted by EMEF CELSO MONTEIRO FURTADO On 11:05


Com muita empolgação e brilho, aos acordes da banda marcial,  a comunidade escolar da  EMEF Celso Monteriro Furtado, participou no dia 02 de setembro do desfile cívico (PÓLO VIII). O homenageado foi nosso eterno rei do baião, Luis Gonzaga. Cada ala homenageou nosso querido Gonzagão através de suas obras, entre elas: asa branca, olha pro céu ,  pau  de arara, xote das meninas





 ASA BRANCA

   
Quando "oiei" a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de "prantação"
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

"Intonce" eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus "óio"
Se "espaiar" na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu meu coração
 

 







HOMENAGEM ÀS  PERSONALIDADES NORDESTINA
  PAU DE ARARA
Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau-de-arara
Eu penei, mas aqui cheguei Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão





Toda menina que enjôa
Da boneca
É sinal que o amor
Já chegou no coração.
Mandacaru
Quando flora na seca
É o sinal que a chuva chega
No sertão...........................

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...


  
 PARAÍBA, SIM SENHOR.
Quando a lama virou pedra e mandacaru secou
quando ribançã de sede bateu asas e voou
foi aí que eu fui me embora carregando a minha dor
hoje eu mando um abraço p'ra ti pequenina

Êta pau pereira que a princesa já roncou
êta paraíba mulher macho sim senhor
êta pau pereira meu bodoque nem quebrou
hoje eu mando um abraço p'ra ti pequenina

Paraíba masculina mulher macho sim senhor





 MULHER RENDEIRA



 Olê muié rendera
Olê muié rendá
Tu me ensina a fazê renda
Que eu te ensino a namorá












                 Olha pro céu, meu amor                   
Vê como ele está lindo   
Olha pra aquele balão multicor
Como no céu vai sumindo

Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João

Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou
Meu coração

PARABÉNS À EQUIPE DE PROFISSIONAIS , PAIS E ALUNOS DA ESCOLA CELSO MONTEIRO FURTADO