terça-feira, 19 de julho de 2011

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Posted by EMEF CELSO MONTEIRO FURTADO On 19:31

 A implementação do Laboratório de Ciências passou a fazer parte da prática pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Economista Celso Monteiro Furtado.Como resultado de uma ação integrada escola, SEDEC e PDE a professora de Ciências, Marileda Rodrigues de Oliveira,  assumiu a coordenação do laboratório e tem articulado essa ação com os estudantes. O objetivo central é aumentar o interesse pelas ciências, associando teoria e prática, além de incentivar a criatividade dos que participam das pesquisas e mostras de ciências.

Existem proposições na literatura pedagógica e de ensino das ciências estimulando a substituição  do verbalismo das aulas expositivas, e da grande maioria dos livros didáticos, por atividades experimentais, nas quais os estudantes seriam convidados  à exploração e descoberta e o "aprender a pensar" ao invés de simplesmente assimilar informações/conteúdos.
O laboratório está para a escola e para os estudantes como local de desenvolvimento do adolescente/estudante como um todo, exercitar habilidades como cooperação, concentração, organização, manipulação de equipamentos e a curiosidade científica.